Quer tomar DECISÕES mais FELIZES? Conheça seus VALORES!!!

Quer descobrir porque alguém te irrita tanto? Porque algumas situações são tão inaceitáveis para você mas o seu vizinho nem se importa?

Quer saber de onde vem aquela sensação estranha de vazio, de infelicidade mesmo quando sua vida parece estar perfeita?

E principalmente, quer entender por que algumas decisões são melhores do que outras? E como aumentar o acerto de suas Decisões?

Tem uma palavra que explica tudo isso:  VALORES!!!

E é sobre esse assunto APAIXONANTE que falaremos hoje.

Eu vou te ensinar uma única dica, infalível para você entender o que acontece em cada um desses casos, e lidar com tudo isso da melhor forma possível.

VALORES

[images style=”3″ image=”http%3A%2F%2Fregianemartins.com.br%2Fwp-content%2Fuploads%2F2017%2F04%2Fimage02-2.jpg” width=”516″ align=”center” top_margin=”0″ full_width=”Y”]

Valores são estados emocionais que buscamos vivenciar, é tudo aquilo que há de mais importante para você na vida.

São como bússolas internas que determinam nossos comportamentos. E o pior, saibamos disso ou não, eles continuam agindo.

Não falarei aqui sobre valores morais, mas sobre tudo aquilo que mais importa para você.

Por nossos valores vivemos e por eles morremos ou até mesmo… matamos.

Alguns exemplos de valores são: amor, amizade, lealdade, honestidade, segurança, paz, contribuição, espiritualidade…

E quando seus valores são feridos ou desrespeitados, surgem também os problemas…

INFELICIDADE

[images style=”3″ image=”http%3A%2F%2Fregianemartins.com.br%2Fwp-content%2Fuploads%2F2017%2F04%2Fimage00-4.jpg” width=”160″ align=”center” top_margin=”0″ full_width=”Y”]

 

Se sua vida, seu propósito, suas metas e decisões não estão alinhados com seus valores o resultado disso, inevitavelmente será uma sensação de infelicidade, vazio, frustração …

Segundo pesquisa de Ricardo Moreno do Instituto de Pesquisa da USP, 18% da população vai apresentar um quadro de depressão profunda em algum momento da vida.

Nos EUA ainda é pior, pesquisas demonstram que 1 em cada 4 americanos terá um problema psiquiátrico no decorrer de sua vida.

Esta sensação de infelicidade que você não sabe de onde vem e que nem sempre tem razão de ser, sabe de onde vem?

Vem principalmente do desrespeito e ou ignorância aos nossos valores.

E, infelizmente a maioria das pessoas não conhece seus valores ou não teve tempo de parar para pensar neles, não tem consciência do que realmente importa para si mesmas e suas vidas.

Eu conheço algumas pessoas assim… perdidas em si mesmas. E quando isso acontece a vida perde o brilho, perde o sentido.

[images style=”3″ image=”http%3A%2F%2Fregianemartins.com.br%2Fwp-content%2Fuploads%2F2017%2F04%2Fimage01-4.jpg” width=”349″ align=”center” top_margin=”0″ full_width=”Y”]

Uma situação muito comum é da pessoa que, para alcançar uma meta desejada, acaba por violar alguns de seus valores mais preciosos, sem perceber o que está fazendo. E quando chega aonde queria, ao invés de se sentir realizado, sente uma mistura de insatisfação e frustração.

Certamente você conheceu ou conhece alguém que trabalha demais, além da medida, e se justifica dizendo que age assim em benefício da família. Com o passar do tempo isso reflete diretamente no relacionamento com a esposa (o) e os filhos, causando efeitos inverso do desejado. Isto demonstra que, muitas vezes não há clareza quanto ao que realmente importa.

Valores são tão importantes que causam desentendimentos entre pessoas e Nações.

E até por isso, nos sentimos desconfortáveis com pessoas com valores muito diferentes dos nossos. É só colocar uma pessoa com altíssimo valor privacidade junto com outra que preza demais pelo valor liberdade, pra ver a confusão que isso dá…
Quer conhecer bem uma pessoa? Conheça seus valores e logo descobrirá como essa pessoa funciona, o que a deixa feliz ou triste, o que a motiva ou desmotiva…

[images style=”3″ image=”http%3A%2F%2Fregianemartins.com.br%2Fwp-content%2Fuploads%2F2017%2F04%2Fimage03-1-1.jpg” width=”311″ align=”center” top_margin=”0″ full_width=”Y”]

Afinal, nossos valores tem 2 efeitos poderosos:

  1. O efeito de colocar um brilho especial em algumas situações, falas ou alguma atitude. Aquilo que quando alguém te faz, ou te fala te deixa encantado, comovido, super empolgado, está super de acordo com seus valores. Isto significa que seus valores estão sendo respeitados.
  2. O outro lado da moeda porém, acontece quando seus valores são feridos, afrontados: e neste caso, o acontecimento, fala ou comportamento terá o poder de te deixar muito irritado, ofendido, te tirar do sério.

Para entender melhor como isso funciona na prática vamos a alguns exemplos:

VALOR “LIBERDADE”

[images style=”3″ image=”http%3A%2F%2Fregianemartins.com.br%2Fwp-content%2Fuploads%2F2017%2F04%2Fimage08.png” width=”239″ align=”center” top_margin=”0″ full_width=”Y”]

Outro dia vi uma entrevista com uma moça que ama viajar e isso para ela é o verdadeiro significado da felicidade.

Ela faz de tudo para viajar, junta seu dinheiro… deixa de sair com os amigos para economizar… controla suas compras, e sempre tem a viagem como sua prioridade…

Não é rica, mas para viajar para o exterior a cada 2 anos, e conhecer lugares novos nos feriados, ela abre mão de muitas outras coisas…

E é muito questionada e incompreendida por parte de sua família que não aceita essa forma de viver. Dizem que ela gasta muito dinheiro para viajar e que deveria mesmo era economizar para ter sua casa própria ou pelo menos um carro do ano.

Identifiquei nas suas palavras os valores: liberdade, amizade, crescimento… Tudo isso é o que as viagens trazem para sua vida. E talvez ela mesma não tenha tal consciência, ela só diz que  ama viver assim, que é assim que sua vida tem significado.

E, na verdade, não há certo nem errado quando se vive pelos valores. Há o que realmente importa para você.

VALOR “RECONHECIMENTO”

[images style=”3″ image=”http%3A%2F%2Fregianemartins.com.br%2Fwp-content%2Fuploads%2F2017%2F04%2Fimage04-1-1.jpg” width=”346″ align=”center” top_margin=”0″ full_width=”Y”]

Já atendi um executivo, que tem o valor “reconhecimento” no topo de sua lista de valores.

O concorrente, ciente disso, usou uma boa estratégia para tentar manipulá-lo e tirá-lo de uma grande negociação. Como? No meio de uma grande negociação, a empresa concorrente, sabendo do altíssimo valor “reconhecimento” para este executivo, lhe ofereceu uma proposta de trabalho muito boa, em reconhecimento ao seu brilhante trabalho desempenhado; isto fez com que o foco do meu cliente se desviasse da negociação e fosse direcionado para a alegria de ser reconhecido e desejado por outra empresa. E ele quase perdeu o negócio para a outra empresa.

Veja… se você não tem consciência de seus valores, alguém pode ter, e assim, facilmente poderá te manipular ou, até mesmo, usá-los contra você.

Viver por seus valores é simples, mas para isso, você precisa saber quais são eles.

VALOR “PONTUALIDADE”

[images style=”3″ image=”http%3A%2F%2Fregianemartins.com.br%2Fwp-content%2Fuploads%2F2017%2F04%2Fimage05-1.jpg” width=”300″ align=”center” top_margin=”0″ full_width=”Y”]

Conheço uma pessoa que tem a pontualidade num dos lugares mais altos de sua lista de valores.

Sempre observa o horário em seus compromissos, e na sua percepção,  aquele que não é pontual o está desrespeitando…

Imagina essa pessoa num local onde as pessoas não se apegam muito a horários marcados… se sentirá muitas vezes frustrado, desrespeitado e indignado…

VALOR “SUPERAÇÃO”

[images style=”3″ image=”http%3A%2F%2Fregianemartins.com.br%2Fwp-content%2Fuploads%2F2017%2F04%2Fimage06-1.jpg” width=”346″ align=”center” top_margin=”0″ full_width=”Y”]

Outra cliente minha, ainda, cujo valor superação está entre seus valores mais altos…

Não se conforma por que alguns familiares não se preocupam e até desaprovam as competições que ela participa, não se interessam pelo seu desempenho ou seus resultados. Na verdade eles acreditam que tais competições atrapalham a vida dela.

E quando sua família não compartilha desta mesma paixão, ela se sente magoada, chateada, desrespeitada.

É importante entendermos que valores são INDIVIDUAIS: cada um tem os seus. E não adianta esperar que o outro compartilhe dos mesmos valores que os meus, por mais próximo que esteja esse outro.

Quantas vezes você já não esperou reações baseadas naquilo que é importante para você (em seus valores) e por conta disso, quantas vezes já se frustrou?

Pessoas queridas nem sempre reagem como você gostaria, mas não fazem isso para te magoar ou te mostrar o quanto não se importam com você. Fazem isso simplesmente porque tem valores diferentes dos seus.

Quanto mais você resistir a isso, pior fica sua relação com eles, seus sentimentos e os resultados de tudo isso.

Deu pra entender a importância de conhecer seus valores, ter consciência deles, decidir com base neles e fazer com que eles trabalhem a seu favor?

O alinhamento dos valores deve começar internamente, ou seja, engrenando pensamentos, decisões e atitudes. Mas é muito importante que isso aconteça, também, no ambiente externo: com seu chefe, com a empresa em que trabalha, com sua família, com os amigos que tem.

COMO FAÇO PRA SABER OS MEUS VALORES?

[images style=”3″ image=”http%3A%2F%2Fregianemartins.com.br%2Fwp-content%2Fuploads%2F2017%2F04%2Fimage07-1.jpg” width=”320″ align=”center” top_margin=”0″ full_width=”Y”]

Pra te ajudar nesta caminhada de consciência dos seus valores, responda às seguintes perguntas:

O que realmente importa para você?

O que isto te proporciona?

O que você mais preza em sua vida?

E agora faça uma lista de seus 5 principais valores em ordem de importância.

Consulte-os com frequência e use-os sem moderação.

DICA

[images style=”3″ image=”http%3A%2F%2Fregianemartins.com.br%2Fwp-content%2Fuploads%2F2017%2F04%2Fimage09-1.jpg” width=”266″ align=”center” top_margin=”0″ full_width=”Y”]

E a GRANDE DICA aqui é:

Quer ser realmente feliz? Tenha Decisões mais acertadas.

E como ter Decisões mais Acertadas?

Descubra seus valores, viva por eles, e, principalmente, DECIDA com base neles.

Porque a forma mais eficaz de aumentar o grau de acerto de nossas decisões é honrando e respeitando nossos princípios, valores e objetivos de vida. E, quanto mais importante for uma decisão, mais relevante será manter esse respeito e alinhamento.

Porque no final das contas, valores são nossas estrelas guias: então cuide para que eles cumpram seu papel e guiem suas decisões rumo ao que realmente importa para você na vida.